Modelo para o Relato Etnográfico [2º Ano]

Etnografia

 

Definição

Etnografia: coleta direta, o mais minuciosa possível, dos fenômenos que observamos, por uma impregnação duradoura e contínua e um processo que se realiza por aproximações sucessivas. É uma observação direta dos comportamentos sociais a partir de uma relação humana. Exigências: pequenos grupos do cotidiano; estudo da totalidade; estudo do concreto, do completo. É fazer uma abordagem procurando transformar o familiar no exótico e vice-versa. Observar costumes, hábitos, tendências de outros grupos para conhecer a nós mesmos.

 

Estrutura do trabalho

 

Título: (Exemplo) Um olhar sobre a cultura afro-brasileira: a capoeira como espaço de manifestação jovem.

 

Nome do autor: (Exemplo) Adriano José de Oliveira

 

Nota de rodapé com mini currículo do autor: (Exemplo) Aluno do 3º Ano do Ensino Médio Profissionalizante da EEEP Maria José Medeiros

 

Introdução: Justificativa, interesse e apresentação do trabalho, seu campo de pesquisa, como foi feito o trabalho. Pode pesquisar e dizer o que é uma observação etnográfica (3 parágrafos).

 

Desenvolvimento

Relato do observado (Leve em consideração):

-Espaço (descrição do local, bairro, rua, cidade, tipo de espaço (rua, praça, quintal, sala de aula etc. com suas características específicas).

-Tipo de evento (aula, feira, dança, ritual religioso, etc.)

-Tempo (Há quanto tempo acontece o evento, periodicidade etc., dia, hora etc.)

-Como se dá o evento\acontecimento (organização)

Relatar\Observar:

– Tipos de pessoas (classe social, faixa etária etc.)

– Costumes, hábitos, tendências de grupos ou pessoas para conhecer a nós mesmos.

– Estudar as interações de todos os aspectos encontrados nas pessoas ou grupo;

– O observador deve ser parte do estudo: incluir-se subjetiva e objetivamente;

– Descrição: apresentação detalhada de lugares, pessoas e eventos numa narração;

– Conte a história; mostrar o lugar, personagens, objetos: permitir ao leitor de imaginar-se lá.

– Use os cinco sentidos (cheiros, tatos, escutas, sons, etc), isso é, descrever o que vê, sente, escuta, etc.

– Descrição do modo de pensar, sentir e fazer de determinado grupo, em determinado lugar e tempo.

– Procure identificar os principais elementos culturais de sua cidade, comunidade ou de um grupo em determinado local e tempo

 

Conclusão (3 Parágrafos):

A cotribuição deste estudo para sua maneira de ver a cultura, comportamento do outro.

Observação

Entre 3 e 4 páginas \ Entregar na primeira aula de janeiro-2012.

Comece a observação, visite e interaja com o espaço e pessoas do seu objeto de estudo, tome nota, comece a redigir.

Teremos a  primeira aula de dezembro para redação e esclarecimento de dúvidas.

PS.: Grato à Professora Márcia Assunção pelas dicas dadas para este roteiro.

Um pensamento sobre “Modelo para o Relato Etnográfico [2º Ano]

  1. Que nada… Eu que agradeço!
    Ficou maravilhosa a sua versão.
    Espero que os alunos façam bom proveito deste roteiro. Este exercício vai ajudar a ‘desnaturalizar’ fatos da vida que, geralmente, nos passam desapercebidos. Questionar e ‘problematizar’ a realidade é o grande trunfo deste trabalho.
    Boa sorte a todos.

Deixe um comentário